quinta-feira, 17 de junho de 2010

A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


Perante a grande difusão tecnológica que vem acontecendo no mundo foi necessário um termo para essas novas tecnologias chamadas “Sociedade de informação”. Essa nova sociedade tecnológica tem como ênfase a acessibilidade, permitido realizar várias tarefas com perfeição e em tempo real, nos tornado ainda maiores personagens da revolução social.
Adotando a sugestão de Agudo Guevara, um olhar sobre a experiência concreta das sociedades de informação permite revelar como a reestruturação do capitalismo e a difusão das novas tecnologias da informação lideradas e/ ou midiatizadas pelo Estado estão interagindo com as forças sociais locais e gerando um processo de transformação social. Em termos gerais, é consenso entre analistas que a realização do novo paradigma se dá em ritmo e atinge níveis díspares nas várias sociedades. Junto com o jargão da “sociedade da informação” já é lugar comum a distinção entre países e grupos sociais “ricos” e ”pobres” em informação. As desigualdades de renda e desenvolvimento industrial entre os povos e grupos da sociedade reproduzem-se no novo paradigma. Enquanto, no mundo industrializado, a informatização de processos sociais ainda tem de incorporar alguns segmentos sociais e minorias excluídas, na grande maioria dos países em desenvolvimento, entre eles os latino-americanos, vastos setores da população, compreendendo os médios e pequenos produtores e comerciantes, docentes e estudantes da área rural e setores populares urbanos, adultos, jovens e crianças das classes populares no campo e na cidade, além daquelas populações marginalizadas como desempregados crônicos e os “sem-teto” engrossam a fatia dos que estão ainda longe de integrar-se no novo paradigma (Agudo Guevara 2000).
Em fatos reais podemos dizer que ainda vivenciamos tristes casos de pessoas que não se encontra inseridas nesse processo de formação e inclusão das políticas tecnológicas.




Referencias Bibliográficas:

AGUDO GUEVARA ,A Etica en la Sociedad de la Informacion:
reflexiones desde America Latina. In: SEMINARIO

Ci.inf,Brasília ,v.29n.2,71 -77,maio/ago.200


INFOETICA, 2000, Rio de Janeiro. [s. l. : s. n., 2000?].

http://joaojosefonseca.googlepages.com/tecnologia1.jpg

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO